INPAD

A Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e Prof. Dr. John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes. A partir de novembro de 1996, adquiriu sede própria, universalizou seu atendimento, iniciou suas atividades acadêmicas e parcerias com o setor público e da sociedade civil.

O desenvolvimento dessas atividades lhe proporcionou autonomia progressiva, concretizada em ações como: criação de linhas pesquisa financiadas pela FAPESP, ampliação do repertório de cursos oferecidos e parceria com o Centro de Estudos do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Desta maneira, a UNIAD se transformou em um centro de excelência em ensino, pesquisa, prevenção e tratamento do uso de indevido de álcool, tabaco e outras drogas, transformando-se em uma referência nacional nessa área.

No final de 2008, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, em parceria com as fundações estaduais de apoio à pesquisa de cada estado (FAPESP em São Paulo), tornou público o edital do “Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia”. O objetivo principal desse programa é promover o avanço da competência nacional nas várias áreas de atuação, criando ambientes atraentes e estimulantes para alunos talentosos de diversos níveis, do ensino médio ao pós-graduado, estabelecendo programas que contribuam para a melhoria do ensino de ciências e a difusão da ciência para o cidadão comum. A UNIAD atendeu a esse edital inscrevendo o seu projeto, tendo sido selecionado junto com outros 100 institutos de todo o Brasil, ratificando a excelência científica conquistada. Estava criado o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas do Álcool e Outras Drogas.