Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira

Pesquisador Coordenador e Diretor Científico

Médico formado pela Escola Paulista de Medicina em 1982, com residência em psiquiatria pela mesma instituição. Fez o PhD em Psiquiatria na Universidade de Londres (Maudsley Hospital) no setor de Dependência Química. Atualmente é professor titular do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP e coordena a UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) e o recém-criado INPAD (Instituto Nacional de Políticas sobre Álcool e Drogas) do CNPq. Tem grande experiência na área de tratamento da dependência química e coordena uma série de cursos de especialização nessa área, com mais de 1.000 alunos do Brasil inteiro formados. Tem mais de 180 artigos científicos publicados.

laranjeira@inpad.org.br
Profª Drª Clarice Sandi Madruga

Pesquisadora Coordenadora do LENAD II

Psicóloga formada na PUCRS, tem mestrado em Neurociências pela UFRGS e mestrado em Dependência Química pela Sussex University na Inglaterra. Foi pesquisadora associada no Kings College em Londres por 4 anos e trabalhou com o Mental Health and Commorbidity Survey do Reino Unido. Fez doutorado em Psiquiatria na UNIFESP e hoje é professora da UNIAD e pesquisadora associada do INPAD.

clarice@uniad.org.br
Profª Drª Ilana Pinsky

Pesquisadora Coordenadora do LENAD I e Organizadora do LENAD II

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo, doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorado na Robert Wood Johnson Medical School. Atualmente é professora afiliada da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em dependência química, atuando principalmente nos temas: álcool e políticas públicas, propaganda de alcool, substancias psicoativas entre adolescentes.

Prof. Dr. Raul Caetano

Pesquisador Organizador do LENAD I e II

Raul Caetano é psiquiatra com formação pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Ele tem mestrado em Saúde Pública e doutorado em Epidemiologia pela Escola de Saude Pública da Universidade da California, em Berkeley. No momento ele e decano regional e professor de Epidemiologia na Escola de Saude Pública da Universidade do Texas.

Prof. Dr. Sandro Sendin Mitsuhiro

Pesquisador Organizador do LENAD II

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo e Doutorado em Ciências Médicas (Psiquiatria) pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp. É especializado em Psiquiatria pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Atualmente, é Professor Afiliado do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo e pesquisador executante, atuando como vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas do Álcool e Outras Drogas – INPAD. Suas principais linhas de pesquisa são: políticas do álcool e outras drogas, organização de serviços de assistência ao dependente químico, modelos de tratamento em dependência química, transtornos relacionados ao uso de drogas e outros transtonos psiquiátricos em gestantes adolescentes, aspectos genéticos da dependência química.

Solicitação de Material

Os dados advindos do LENAD são públicos. Desta forma, análises mais específicas podem ser solicitadas.

Pedidos devem levar em consideração as variáveis existentes no questionário. Desta forma, sugere-se a consulta prévia da sessão "Abrangência" para a delimitação da pergunta.

Nossas estimativas são representativas das populações adulta e adolescente do Brasil e de seus 5 regiões. Devido a coleta de uma oversample, São Paulo é o único estado com representatividade no levantamento.

clarice@uniad.org.br